Aida Rosa
Cantora e Professora de Canto
Aida Rosa
Cantora e Professora de Canto
Aida Rosa é cantora e professora de Canto, natural de Lisboa.
Iniciou os seus estudos na escola Jbjazz em Lisboa, onde concluiu o curso de Jazz em 2011. Aqui teve aulas de canto com Raquel Marques, de combo com Carlos Barreto e Joel Silva. Harmonia com Pedro Madaleno, e treino auditivo com Luís Cunha, entre outros.
De 2012 a 2013 teve aulas de canto particulares com Joana Machado, onde desenvolveu a sua técnica vocal e improvisação. Ao mesmo tempo que teve também aulas de piano com Paula Sousa.
Em 2016 licenciou-se em Música, variante Jazz na Universidade de Évora. Aqui teve aulas com Joana Espadinha, André Fernandes, Lars Arens, Óscar M. Graça, entre muitos outros.
Está ligada à actividade pedagógica desde 2010. Lecionou em várias escolas, desde o pré-escolar até AEC's.
Desde 2017 que se dedica apenas ao ensino do instrumento Canto e Formação Musical. Trabalha actualmente das escolas Crescendo (Oeiras e Estoril) e Externato Marista de Lisboa. Lecionou também as escolas Interartes, Academia de Música de Telheiras e no colectivo Colombina Clandestina.
Em 2024 participou num Webinar Somatic Voicework™️, com Jeanie LoVetri, e desde aí tem vindo a desenvolver e trabalhar dentro deste método.
Ainda neste ano iniciou aulas de canto regulares com um dos professores desta instituição - Billy Gollner.
Em Junho de 2025 concluiu o Nível I - LoVetri Institute for Somatic Voicework™️, uma formação específica para professores de canto, e desde então ensina conforme os princípios deste método.
Paralelamente ao ensino, foi desenvolvendo a sua actividade como cantora profissional, tendo participado de vários concertos e eventos ao longo destes anos. Normalmente trabalha em grupos pequenos, duos e trios, executando um repertório que mistura influências entre o jazz americano e a música brasileira.
Ao longo da sua carreira teve também um percurso na música vocal improvisada, tendo feito parte grupo Circular (2009-2021), onde desenvolveu a aprendizagem do sistema de improvisação dirigida por sinais, criado por Santiago Vásquez. Trabalhou também com a cantora e compositora Kate Smith, na apresentação da peça vocal “Forest Church”, no Largo Residências em 2023.
Actualmente tem-se focado na música brasileira, tendo alguns projectos musicais em curso.
Tem um duo com o guitarrista Cláudio Nascimento, onde desenvolve um repertório de samba e bossa-nova.
Em Janeiro de 2025 deu, pela primeira vez, um concerto com um quarteto em nome próprio, no bar Menina e Moça. Também este ano, deu dois concertos no Paraíso45, acompanhada do pianista Jonas Dantas, onde executou um repertório exclusivamente de jazz brasileiro.
Em 2025 participou no single de estreia do músico João Priolli - Longe, do EP Um Tudo Nada.