Como funcionam na prática?
As aulas de canto dividem-se em três momentos:
Aquecimento vocal e corporal, onde preparamos o corpo e a mente para o exercício de cantar.
Exercícios de técnica vocal, onde trabalhamos os aspectos que visam ajudar o aluno a adquirir ferramentas e a melhorar as áreas onde tem mais dificuldade. Seja afinação, ritmo, colocação, alcance vocal, dicção, articulação, flexibilidade, projecção, etc.
Execução de repertório, escolhido ao gosto do aluno e mediante sugestões do professor. Acompanhado pelo professor ao piano, ou por um backing track.
Aulas de Canto - Perguntas frequentes.
O que acontece na primeira aula de canto?
Na primeira aula de canto, o professor avalia e classifica a voz do aluno. Isto acontece através de uma série de exercícios simples, orientados pelo professor. A primeira aula é também o momento onde o professor se cruza o historial do aluno. É muito provável que o professor peça ao aluno para cantar uma ou duas músicas, com o intuito de observar a voz cantada.
Nunca cantei à frente de ninguém, mas tenho vontade de experimentar. Será que sou capaz?
Acredito que qualquer pessoa que tem um aparelho vocal é capaz de cantar. Claro, algumas pessoas terão um jeito mais natural do que outras, mas tal como há pessoas que dançam divinamente, enquanto outras têm dois pés esquerdos. Ou como há pesssoas que são óptimas a fazer contas de cabeça, enquanto outras têm de usar uma calculadora para a conta mais simples.
Na minha opinião, tudo depende da vontade. Se o aluno tem uma laringe perfeitamente funcional, não há razão para não ser capaz de cantar. Depois, a aula de canto, sendo num sítio neutro para o aluno, é muito mais fácil para este se soltar, do que em sua casa ou perante elementos familiares.
Acima de tudo, há que ter consciência que este é um processo lento, mas que com calma tudo se consegue.
Qual a idade mínima para iniciar as aulas?
Já tive alunos de muitas idades diferente, mas costumo indicar os 8 anos, como idade mínima. Claro que ainda assim, é necessário avaliar se o aluno tem capacidade de concentração que o permita. Tal como não quer dizer que um aluno mais novo não tenha capacidades para iniciar o estudo do instrumento antes dos 8 anos. É necessário avaliar caso a caso.
Sempre que os alunos são crianças, costumo recomendar uma aula mais pequena, para não esgotar a sua capacidade de concentração.
Que músicas irei cantar?
O repertório depende do gosto dos alunos. Uma vez que cada estilo musical tem características específicas, este é um ponto muito importante.
Depois de conhecer melhor o aluno, costumo propor temas que eu acho bons para trabalhar algum ponto ou dificuldade. O aluno não é obrigado a estudar um tema que não goste. A escolha é sempre feita mediante o diálogo entre professor e aluno.
Tens mais perguntas que não foram tratadas aqui? Envia uma mensagem!